A N2 Soluções tem um claro objetivo de simplificar a relação entre empresa e cliente, reduzindo custos e gerando valor para ambos. Nosso olhar é sempre para o negócio e como poderemos ajudar nossos clientes a serem mais lucrativos e duradouros.
Saiba mais sobre nossa empresa ou conheça nossas Soluções.
Desde 2018, o Brasil possui mais de um smartphone por cidadão. A Fundação Getúlio Vargas, na Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação, divulgada em 25 de abril de 2019, estima que existam mais de 230 milhões de celulares ativos no país para 209 milhões de habitantes. O celular é hoje o principal meio de acesso à internet no Brasil, mostrando que soluções mobile não são mais uma revolução que irá acontecer, mas uma realidade aos olhos de todos. Diante desse fato, as empresas se veem na dúvida sobre a necessidade de lançar o seu APP ou adaptar o seu site para uso em celulares, chamado de site responsivo. A resposta não poderia ser outra: DEPENDE!
Se no negócio da empresa existe a chance de oferecer serviços online e recorrentes, a decisão de criar um APP próprio está bem encaminhada. O potencial de um APP para solucionar problemas dos clientes é superior ao site responsivo. Através do APP, é possível se beneficiar de recursos como câmera, ligações e GPS, além de envio de notificações e alertas aos clientes, permitindo uma interação direta. Muitas dessas funções não são possíveis em sites responsivos, contudo os usuários são resistentes a instalar APPs que não farão uso constante e ocuparão espaço na memória do celular.
Um dos grandes benefícios de um APP é que todas as informações e funções online estarão ao alcance da ponta dos dedos dos clientes. Uma vez instalado, o APP passa a ser a empresa sempre acessível ao cliente, bloqueando a possibilidade de ele buscar a concorrência. Estar tão próximo permite que as empresas interajam mais com os clientes, fazendo ações diretas e permitindo que eles lembrem e acessem produtos e serviços sempre que desejarem, criando fidelidade e relacionamento.
Obviamente a criação de um APP possui custos. O primeiro deles é o custo na produção, que normalmente é feito por empresas especializadas e que precisam não somente entender de software, mas também de negócio e de que valor vai agregar ao cliente. Outro custo que não pode ser desprezado é o da divulgação do APP para os clientes, de forma que seja instalado nos celulares e gerem a receita e engajamento para o qual foi planejado.
Assim, o APP não deve ser apenas uma cópia do site, devendo trazer novidades e benefícios para os usuários, justificando ocupar o espaço na memória dos celulares e fazendo parte do dia a dia do cliente. No mundo competitivo em que as empresas estão inseridas, sai na frente aquelas que sabem se promover e oferecem valor aos seus clientes. No nível atual de conectividade, ter um APP que facilite a vida do cliente e melhore o relacionamento com a empresa é um diferencial na hora de escolher qual empresa ele buscará.